Enfarte do miocárdio (IAM), mais conhecido por ataque cardíaco, é um processo que pode levar a morte do músculo cardíaco por falta de oxigénio e nutrientes.
É causado pela redução do fluxo sanguíneo de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A principal causa da morte celular é a isquemia no músculo cardíaco, devido à oclusão de uma artéria coronária. Isto acontece normalmente devido a formação de um coágulo.
O diagnóstico definitivo de um enfarto depende da demonstração da morte celular.
O diagnóstico é feito de maneira indirecta porque os sintomas numa pessoa podem ser diferentes por exemplo podem aparecer sinais no corpo, a pessoa pode ter sintomas, e este diagnóstico.
O tratamento desta doença cardiovascular é reduzir as complicações pós o enfarte.
Envolve muito repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicamentos e procedimentos chamados invasivos, por exemplo angioplastia coronária e cirurgia cardíaca. O seu tratamento varia por pessoa já que pode estar localizado em ares diferentes.
O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de enfarto e mais precoce o seu tratamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário