segunda-feira, 8 de março de 2010

O que são doenças cardiovasculares?


Doenças cardiovasculares afectam o coração.
As doenças mais conhecidas são:
-Enfarte do miocárdio
-Angina de peito
-Aterosclerose
-Os AVC (acidentes vascular cerebral)
-etc.

Com o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool e tabaco. Para prevenir as essas doenças deve-se fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é o AVC (acidente vascular cerebral)


O acidente vascular cerebral (AVC), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito.

O que é a aterosclerose?


A Aterosclerose é uma doença que inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas (placas compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso) dentro dos vasos sanguíneos.
Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigénio.

O que é a angina?


A Angina de peito é uma dor no peito devido ao baixo abastecimento de oxigénio.
Normalmente isto é devido à obstrução das artérias coronárias, a maior parte de anginas e devido à aterosclerose nas artérias cardíacas.
O termo deriva do grego ankhon ("estrangular") e do latim pectus ("peito"), e pode, portanto, ser traduzido como "um estrangulamento do peito".
Ataques de angina que pioram, que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um enfarto do miocárdio (popularmente conhecido por ataque cardíaco).

O que é o enfarte do miocárdio?



Enfarte do miocárdio (IAM), mais conhecido por ataque cardíaco, é um processo que pode levar a morte do músculo cardíaco por falta de oxigénio e nutrientes.
É causado pela redução do fluxo sanguíneo de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A principal causa da morte celular é a isquemia no músculo cardíaco, devido à oclusão de uma artéria coronária. Isto acontece normalmente devido a formação de um coágulo.
O diagnóstico definitivo de um enfarto depende da demonstração da morte celular.
O diagnóstico é feito de maneira indirecta porque os sintomas numa pessoa podem ser diferentes por exemplo podem aparecer sinais no corpo, a pessoa pode ter sintomas, e este diagnóstico.
O tratamento desta doença cardiovascular é reduzir as complicações pós o enfarte.
Envolve muito repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicamentos e procedimentos chamados invasivos, por exemplo angioplastia coronária e cirurgia cardíaca. O seu tratamento varia por pessoa já que pode estar localizado em ares diferentes.
O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de enfarto e mais precoce o seu tratamento.